NOTÍCIAS

15-JUN-2026

Guamaré realiza a 8ª Conferência Municipal de Saúde, debate fortalecimento do SUS e elege delegados para etapas estadual

15/06/2026 #saúde

8ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Guamaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (15) a 8ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo profissionais da saúde, gestores públicos, conselheiros e cidadãos para discutir propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil", o evento promoveu um importante espaço de diálogo e construção coletiva, reafirmando a participação popular como instrumento fundamental para o aprimoramento das políticas públicas de saúde.

A programação contou com a palestra magna da sanitarista Terezinha Rêgo, que abordou os desafios e perspectivas do SUS diante das transformações sociais e das demandas da população. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho organizados em quatro eixos temáticos, onde debateram propostas para o fortalecimento da saúde pública no município. As sugestões aprovadas serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional da conferência.

Durante o encontro também foram eleitos os 04 delegados e suplentes que representarão Guamaré nas etapas estadual e nacional, levando as contribuições construídas coletivamente pelos participantes.

Para o secretário municipal de Saúde, Fabrício Morais, a conferência reafirma o compromisso da gestão com a participação social.

"Este é um momento fundamental para ouvirmos quem vive o SUS diariamente. As propostas construídas aqui refletem as necessidades da nossa população e contribuem para fortalecer uma saúde cada vez mais acessível, humanizada e eficiente", destacou.

A conferência reforçou a importância do controle social e da participação popular na definição das prioridades para a saúde pública, fortalecendo o diálogo entre governo, trabalhadores da saúde e usuários do sistema.

A 8ª Conferência Municipal de Saúde reafirma o compromisso de Guamaré com a gestão participativa e com a construção de políticas públicas que atendam às necessidades da população, contribuindo para o fortalecimento do SUS em âmbito municipal, estadual e nacional.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo FNAS - Compromisso com o SUAS