| 553 | #Saúde | 15/06/2026 | Secretaria Municipal de Saúde | https://www.guamare.rn.gov.br/informa/553 | Guamaré realiza a 8ª Conferência Municipal de Saúde, debate fortalecimento do SUS e elege delegados para etapas estadual |
A Prefeitura de Guamaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (15) a 8ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo profissionais da saúde, gestores públicos, conselheiros e cidadãos para discutir propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o tema "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil", o evento promoveu um importante espaço de diálogo e construção coletiva, reafirmando a participação popular como instrumento fundamental para o aprimoramento das políticas públicas de saúde.
A programação contou com a palestra magna da sanitarista Terezinha Rêgo, que abordou os desafios e perspectivas do SUS diante das transformações sociais e das demandas da população. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho organizados em quatro eixos temáticos, onde debateram propostas para o fortalecimento da saúde pública no município. As sugestões aprovadas serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional da conferência.
Durante o encontro também foram eleitos os 04 delegados e suplentes que representarão Guamaré nas etapas estadual e nacional, levando as contribuições construídas coletivamente pelos participantes.
Para o secretário municipal de Saúde, Fabrício Morais, a conferência reafirma o compromisso da gestão com a participação social.
"Este é um momento fundamental para ouvirmos quem vive o SUS diariamente. As propostas construídas aqui refletem as necessidades da nossa população e contribuem para fortalecer uma saúde cada vez mais acessível, humanizada e eficiente", destacou.
A conferência reforçou a importância do controle social e da participação popular na definição das prioridades para a saúde pública, fortalecendo o diálogo entre governo, trabalhadores da saúde e usuários do sistema.
A 8ª Conferência Municipal de Saúde reafirma o compromisso de Guamaré com a gestão participativa e com a construção de políticas públicas que atendam às necessidades da população, contribuindo para o fortalecimento do SUS em âmbito municipal, estadual e nacional. |
| 543 | #Saúde | 24/04/2026 | Secretaria Municipal de Saúde | https://www.guamare.rn.gov.br/informa/543 | Guamaré capacita profissionais para melhorar a saúde da população |
O município de Guamaré dá mais um passo estratégico na transformação da saúde pública. Em um movimento que reforça o compromisso com o cuidado humanizado e eficiente, o município promoveu uma capacitação voltada à elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS) uma das ferramentas mais importantes para garantir atendimento individualizado no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa, alinhada às diretrizes mais recentes do Ministério da Saúde, qualifica médicos e enfermeiros para uma atuação centrada no paciente, considerando não apenas a doença, mas a história, o contexto e as necessidades de cada pessoa.
Mais do que um protocolo técnico, o PTS representa uma mudança de olhar: sai o modelo padronizado e entra um cuidado construído junto com o usuário. Um avanço que fortalece a resolutividade do atendimento e aproxima ainda mais os profissionais da realidade da população.
A capacitação foi realizada no início de abril, no Complexo da Assistência Social, em Vila Maria, com condução de profissional médica por meio do programa Help SUS, sob responsabilidade de Mazzuki Evisck. A atividade teve foco especial na avaliação dos pés de pessoas com diabetes uma ação essencial para prevenção de complicações e melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Na sequência, as equipes das Unidades Básicas de Saúde VI e VIII participaram de uma reunião estratégica para alinhar práticas assistenciais e avançar nos indicadores de financiamento vinculados às boas práticas do programa Brasil 360.
"A ação reforça um princípio claro da gestão municipal: cuidar de pessoas exige mais do que estrutura exige preparo, sensibilidade e compromisso", destacou o Secretário de Saúde, Fabrício Morais. |
| 544 | #Saúde-Educação | 23/04/2026 | Secretaria Municipal de Saúde | https://www.guamare.rn.gov.br/informa/544 | Município fortalece serviços públicos com posse de 21 novos concursados. |
A Prefeitura Municipal de Guamaré realizou, nesta semana, a solenidade de posse de 21 novos servidores públicos concursados, que passam a integrar o quadro efetivo da administração municipal. Os profissionais foram destinados a duas áreas essenciais para a população: Saúde e Educação.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a melhoria contínua dos serviços públicos, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo mais qualidade no cuidado com os cidadãos.
Foram empossados na ocasião, médicos especialistas, professores, enfermeiros, técnicos de saúde bucal e de enfermagem, além de assistente social.
A posse dos novos concursados representa não apenas a realização de um objetivo pessoal para os aprovados, mas também um avanço significativo na estrutura administrativa do município.
Participaram da solenidade, os vereadores Eudes Miranda e Carlos Câmara, além de secretários e adjuntos de pastas do governo municipal. |
| 537 | #3ªRegiãodeSaúde | 18/03/2026 | Secretaria Municipal de Saúde | https://www.guamare.rn.gov.br/informa/537 | Guamaré como referência regional: entrega de cadeiras de banho marca avanço na inclusão na 3ª Região de Saúde do RN. | Saúde como referência regional. |
| 535 | #Saúde | 17/03/2026 | Secretaria Municipal de Saúde | https://www.guamare.rn.gov.br/informa/535 | Guamaré reforça parcerias para fortalecer a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência | Rede de Cuidados |
| 517 | #Saúde | 08/10/2025 | Secretaria Municipal de Saúde | https://www.guamare.rn.gov.br/informa/517 | XIII Semana do Bebê | XIII Semana do Bebê: Nasceu o novo Bebê Prefeito de Guamaré. |
| 527 | #Saúde | 08/10/2025 | Secretaria Municipal de Saúde | https://www.guamare.rn.gov.br/informa/527 | XIII Semana do Bebê. | Nasceu o novo Bebê Prefeito de Guamaré. |
| 17 | #Saúde | 12/05/2022 | Secretaria Municipal de Saúde | https://www.guamare.rn.gov.br/informa/17 | A UBS Porte II, em Baixa do Meio, através da Secretaria Municipal de Saúde. | Promove uma ação com as mamães que realizam pré-natal na unidade e são atendidas pelo Programa de Crescimento e Desenvolvimento (C&D). |