[{"Id":553,"Titulo":"Guamaré realiza a 8ª Conferência Municipal de Saúde, debate fortalecimento do SUS e elege delegados para etapas estadual","Data":"2026-06-15","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Prefeitura de Guamaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (15) a 8ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo profissionais da saúde, gestores públicos, conselheiros e cidadãos para discutir propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Com o tema \"Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil\", o evento promoveu um importante espaço de diálogo e construção coletiva, reafirmando a participação popular como instrumento fundamental para o aprimoramento das políticas públicas de saúde.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A programação contou com a palestra magna da sanitarista Terezinha Rêgo, que abordou os desafios e perspectivas do SUS diante das transformações sociais e das demandas da população. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho organizados em quatro eixos temáticos, onde debateram propostas para o fortalecimento da saúde pública no município. As sugestões aprovadas serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional da conferência.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Durante o encontro também foram eleitos os 04 delegados e suplentes que representarão Guamaré nas etapas estadual e nacional, levando as contribuições construídas coletivamente pelos participantes.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Para o secretário municipal de Saúde, Fabrício Morais, a conferência reafirma o compromisso da gestão com a participação social.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>\"Este é um momento fundamental para ouvirmos quem vive o SUS diariamente. As propostas construídas aqui refletem as necessidades da nossa população e contribuem para fortalecer uma saúde cada vez mais acessível, humanizada e eficiente\", destacou.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A conferência reforçou a importância do controle social e da participação popular na definição das prioridades para a saúde pública, fortalecendo o diálogo entre governo, trabalhadores da saúde e usuários do sistema.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A 8ª Conferência Municipal de Saúde reafirma o compromisso de Guamaré com a gestão participativa e com a construção de políticas públicas que atendam às necessidades da população, contribuindo para o fortalecimento do SUS em âmbito municipal, estadual e nacional.</P></FONT>","Categoria":"#Saúde              ","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=553","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/553/Capa553.jpg"},{"Id":554,"Titulo":"Transparência na Assistência Social: Guamaré conquista reconhecimento nacional com Selo FNAS","Data":"2026-06-10","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>O município de Guamaré alcançou um importante reconhecimento nacional ao conquistar o Selo FNAS, certificação concedida pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) aos estados e municípios que se destacam pela excelência na gestão dos recursos da Assistência Social dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A certificação recebida em Natal, nesta quarta-feira, 10, pela Secretária Municipal de Assistência Social, Larissa Mayara, funciona como um selo de qualidade da gestão financeira da pasta, avaliando critérios rigorosos como transparência na aplicação dos recursos públicos, regularidade na prestação de contas, planejamento financeiro, cumprimento das normas do SUAS e execução eficiente dos recursos destinados aos serviços socioassistenciais.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Entre os requisitos analisados pelo Fundo Nacional de Assistência Social estão o correto preenchimento do sistema AgilizaSUAS, o envio do Quadro de Detalhamento de Despesas (QDD) e a execução adequada dos recursos federais destinados às ações e serviços da assistência social.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Para o prefeito de Guamaré, Hélio Willamy, essa importante conquista representa o reconhecimento de um trabalho técnico realizado com responsabilidade e compromisso com a população, especialmente com as famílias que dependem das políticas públicas de proteção social.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A secretária municipal de Assistência Social, Larisa Mayara, destacou a importância da certificação para o município.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>\"Essa certificação comprova que estamos administrando os recursos públicos com responsabilidade, transparência e eficiência, garantindo que eles cheguem efetivamente às pessoas que mais precisam. É o reconhecimento de um trabalho sério, construído diariamente por profissionais comprometidos com a assistência social e com a promoção da cidadania em Guamaré.\"</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A conquista também evidencia o empenho dos profissionais envolvidos diretamente na gestão da política de assistência social do município. O resultado é fruto do trabalho integrado da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, com destaque para a atuação da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Fernanda Ariana Neves, e da gerente de Administração do Fundo Municipal de Assistência Social, Micilene Pedro da Silva.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Inclusão, Proteção e mais Dignidade</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Com o reconhecimento nacional, o município de Guamaré reafirma seu compromisso com a boa gestão pública, fortalecendo a confiança da população e garantindo que os investimentos na assistência social continuem promovendo inclusão, proteção e dignidade para quem mais precisa.</P></FONT>","Categoria":"#AssistênciaSocial  ","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=554","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/554/Capa554.jpg"},{"Id":555,"Titulo":"Segurança e mobilidade para Guamaré: prefeito Hélio busca investimentos para infraestrutura viária.","Data":"2026-06-09","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>Em mais uma agenda institucional voltada ao desenvolvimento de Guamaré, o prefeito Hélio Willamy esteve nesta terça-feira (08) na Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para discutir importantes demandas relacionadas à mobilidade urbana e à infraestrutura viária do município. A reunião contou com a participação do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, e da diretora do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte, Natécia Nunes.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Durante o encontro, foram debatidas ações e investimentos que possam contribuir para a melhoria das vias de acesso, fortalecendo a segurança no trânsito e garantindo melhores condições de deslocamento para moradores e visitantes. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em buscar parcerias e soluções que promovam mais qualidade de vida para a população.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>\"Seguimos trabalhando e buscando o apoio dos órgãos competentes para garantir mais infraestrutura, mobilidade e segurança para nossa população. Essas melhorias são fundamentais para o desenvolvimento de Guamaré e para o bem-estar de todos os guamareenses\", destacou o prefeito Hélio Willamy.</P></FONT>","Categoria":"#Segurança          ","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=555","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/555/Capa555.jpg"},{"Id":552,"Titulo":"Município lança programa Defesa Civil na Escola para fortalecer cultura de prevenção entre estudantes.","Data":"2026-05-27","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Prefeitura de Guamaré realizou, nesta quarta-feira (27), o lançamento oficial do programa Defesa Civil na Escola, iniciativa voltada à formação cidadã de crianças e adolescentes por meio da educação preventiva, da conscientização sobre riscos e da promoção da cultura de proteção e segurança no ambiente escolar.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O evento aconteceu no auditório do Complexo de Proteção Social do SUAS, no Vila Maria, reunindo representantes da gestão municipal, profissionais da educação, integrantes da Defesa Civil, forças de segurança e a comunidade escolar para apresentar a proposta do programa, que busca aproximar a Defesa Civil do cotidiano das escolas e contribuir para a formação de estudantes mais conscientes, preparados e comprometidos com a preservação da vida.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Com o tema \"Prevenir é proteger, educar é salvar vidas\", o programa, instituído pela Portaria nº 293/2026, representa mais um passo da gestão municipal na integração entre educação, cidadania e proteção social.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Patrimonial, por meio da Defesa Civil Municipal, e prevê ações educativas permanentes nas unidades de ensino, abordando temas como prevenção de acidentes, percepção de riscos, primeiros socorros, cidadania e protocolos de atuação em situações de emergência.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Professor Renato Dantas, a escola tem papel fundamental na formação de uma consciência coletiva voltada ao cuidado e à prevenção.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>\"Educar vai muito além da sala de aula. Quando ensinamos nossas crianças e adolescentes sobre prevenção, responsabilidade e cuidado com a vida, estamos formando cidadãos mais conscientes e preparados para agir diante dos desafios. Esse programa fortalece a escola como espaço de conhecimento, cidadania e transformação social.\"</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Já o secretário municipal de Segurança, Defesa Social e Patrimonial, Francinilson Cabral, destacou que a iniciativa amplia a atuação da Defesa Civil para além das respostas emergenciais.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>\"A Defesa Civil não atua apenas quando o problema acontece. Nosso papel também é prevenir, orientar e preparar a população. Levar esse trabalho para dentro das escolas é investir em uma geração que crescerá com mais conhecimento sobre proteção, segurança e responsabilidade coletiva. É uma ação que salva vidas porque trabalha a prevenção desde cedo.\"</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A proposta busca transformar o ambiente escolar em um espaço ainda mais preparado para disseminar conhecimento e fortalecer valores ligados à proteção da vida, estimulando desde cedo uma cultura preventiva que ultrapassa os muros da escola e alcança famílias e comunidades.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Além do caráter educativo, o programa também fortalece a integração entre escola, poder público, famílias e órgãos de segurança, consolidando uma rede de cuidado e proteção no município.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O lançamento contou com a presença de autoridades municipais, representantes da Defesa Civil, profissionais da educação, membros das forças de segurança e comunidade escolar, marcando o início de uma importante política pública voltada à proteção, à cidadania e ao futuro das crianças e adolescentes guamareenses.</P></FONT>","Categoria":"#Educação           ","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=552","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/552/Capa552.jpg"},{"Id":551,"Titulo":"Guamaré avança em segurança: Prefeitura articula parceria com PRF para implantar videomonitoramento e reforçar proteção.","Data":"2026-05-27","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Prefeitura de Guamaré deu mais um passo estratégico no fortalecimento da segurança pública municipal. Em agenda institucional realizada nesta semana, o prefeito Hélio Willamy, acompanhado do secretário municipal de Segurança, Francinilson Cabral, participou de uma reunião com a superintendência regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Rio Grande do Norte, para discutir ações de cooperação voltadas ao aumento da proteção e da prevenção à criminalidade no município.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>No centro das discussões esteve a proposta de celebração de um acordo de cooperação técnica para implantação de um moderno sistema de videomonitoramento em Guamaré. A iniciativa pretende ampliar a capacidade de vigilância em áreas estratégicas da cidade, fortalecer o trabalho preventivo das forças de segurança e oferecer respostas mais rápidas diante de ocorrências, promovendo mais tranquilidade à população.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A tecnologia de videomonitoramento é considerada uma ferramenta essencial de inteligência e prevenção, permitindo acompanhamento em tempo real de espaços públicos, apoio a investigações, identificação de movimentações suspeitas e maior eficiência operacional no enfrentamento à criminalidade. Além de ampliar a capacidade de monitoramento, o sistema tende a atuar como fator de inibição de práticas ilícitas, reforçando a sensação de segurança entre moradores e contribuindo para a preservação do patrimônio público.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Durante o encontro, representantes da PRF apresentaram ao gestor municipal tecnologias, ferramentas operacionais e sistemas utilizados pela corporação, reconhecida nacionalmente pela atuação em monitoramento, fiscalização e inteligência aplicada à segurança pública.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A agenda também abriu espaço para novas perspectivas de qualificação das forças de segurança locais. O prefeito solicitou apoio da PRF na disponibilização de instrutores especializados para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento técnico da Guarda Municipal de Guamaré, fortalecendo a preparação dos agentes para uma atuação cada vez mais moderna, eficiente e integrada.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Com a iniciativa, a gestão municipal reafirma o compromisso de investir em ações estruturantes voltadas à prevenção, proteção e fortalecimento da segurança pública, consolidando medidas que impactam diretamente a qualidade de vida e o sentimento de segurança da população de Guamaré.</P></FONT>","Categoria":"#Segurança          ","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=551","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/551/Capa551.jpg"},{"Id":548,"Titulo":"Saúde e Educação: Novos servidores concursados são empossados em Guamaré","Data":"2026-05-21","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Prefeitura de Guamaré deu mais um passo no fortalecimento dos serviços essenciais do município com a nomeação de sete novos servidores concursados para áreas estratégicas da saúde e da educação. A cerimônia de posse, realizada na Câmara Municipal, marcou o início de uma nova etapa para profissionais aprovados em concurso público e reafirmou o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Os novos servidores passam a integrar equipes consideradas fundamentais para o desenvolvimento social do município, ampliando a capacidade de atendimento nas áreas que impactam diretamente a vida dos cidadãos, como educação de qualidade e assistência em saúde.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A solenidade reuniu autoridades municipais, familiares e convidados em um momento de celebração, reconhecimento e valorização do serviço público. Para os empossados, a nomeação representa a concretização de um projeto construído com dedicação, estudo e esforço, além da oportunidade de contribuir diretamente para o desenvolvimento de Guamaré.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A iniciativa integra a política de fortalecimento da administração pública adotada pela gestão do prefeito Hélio Willamy, que tem investido na realização de concursos públicos como ferramenta de valorização profissional e qualificação dos serviços oferecidos à população.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Segundo o prefeito Hélio, ampliar o quadro efetivo do município significa investir diretamente no futuro da cidade e garantir mais eficiência no atendimento ao cidadão.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>\"Seguimos investindo em concurso público porque acreditamos na valorização do servidor efetivo e na importância de fortalecer áreas essenciais como saúde e educação. Estamos ampliando nossa equipe com profissionais qualificados, preparados para atender a população e contribuir com uma Guamaré cada vez mais forte, eficiente e comprometida com as pessoas\", destacou o prefeito.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Saúde e Educação: prioridades de gestão</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A chegada dos novos servidores concursados, principalmente nas áreas de saúde e educação, reforça o compromisso da Prefeitura de Guamaré com uma gestão pautada pela responsabilidade, planejamento e fortalecimento dos serviços públicos, garantindo mais estrutura, continuidade e qualidade no atendimento à população.</P></FONT>","Categoria":"#Educação           ","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=548","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/548/Capa548.jpg"},{"Id":550,"Titulo":"Programa de habitação garante a construção de 25 casas em Guamaré.","Data":"2026-05-13","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>O Governo do Estado vem ampliando os investimentos em habitação por meio dos programas Minha Casa Minha Vida - nas modalidades urbano e rural - e Pró-Moradia, fortalecendo a política de acesso à moradia digna em todas as regiões do estado. As ações contemplam famílias em situação de vulnerabilidade social tanto em áreas urbanas quanto rurais e o município de Guamaré foi beneficiado com 25 moradias. </P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Nesta terça-feira, 12, a governadora Fátima Bezerra assinou ordens de serviço para construção das unidades habitacionais. A Secretária de Assistência Social, Larissa Mayara representou o Poder Executivo Municipal na assinatura que contemplou outros 24 municípios potiguares. </P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A estimativa média para conclusão das obras é de um ano e meio após o início efetivo dos serviços. \"Não são apenas moradias. São famílias, idosos, crianças e jovens que terão direito a casas dignas. Isso é cidadania\", comemorou Larissa.</P></FONT>","Categoria":"#Habitação          ","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=550","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/550/Capa550.jpg"},{"Id":549,"Titulo":"64 anos de emancipação política: Guamaré comemorou aniversário valorizando personalidades na Educação Municipal.","Data":"2026-05-07","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>O legado de servidores públicos na educação de Guamaré inspirou o ato solene que marcou a passagem do 07 de maio nas comemorações dos 64 anos de emancipação política do município. </P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Professores, auxiliares de cozinha, gestores escolares, ASGs, porteiros, equipes pedagógicas e outras categorias foram homenageados em praça pública, nas primeiras horas da manhã, em frente à sede da prefeitura, durante solenidade que contou com a presença do prefeito Hélio Willamy, da vice-prefeita Marciclecia Santiago, vereadores, secretários e assessores da gestão municipal, servidores públicos e a população em geral. </P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Ao longo desta semana, as escolas do município se tornaram espaços vivos de memória, aprendizagem e pertencimento. Em cada unidade da rede municipal, estudantes, professores, gestores e equipes pedagógicas se mobilizaram para estudar, compreender e valorizar a história de Guamaré, por meio de atividades que integraram conhecimento, cultura e expressão.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>\"Foram dias marcados por produções pedagógicas, momentos cívicos, rodas de conversa, registros históricos e vivências que aproximaram nossos estudantes das raízes do município, fortalecendo o sentimento de identidade e cidadania desde a Educação Infantil até as demais etapas de ensino\", declarou o Secretário de Educação, Renato Dantas. </P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Hasteamento de pavilhões, a presença da Banda de Música de Guamaré, pelotões das escolas da rede municipal de ensino e representações de outros equipamentos que compõem a estrutura da educação no município, participaram do ato solene, que contou também com as participações da Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e Guarda Municipal. </P>\r\n<P> </P>\r\n<P>\"Celebrar Guamaré é reconhecer o caminho percorrido e renovar o compromisso com o desenvolvimento do município </FONT><FONT =1 face=Calibri><FONT =1 face=Calibri>—</FONT></FONT><FONT =1> especialmente por meio de uma educação pública que transforma realidades e constrói oportunidades. Neste momento solene, unimos história, educação e pertencimento para celebrar não apenas os 64 anos de emancipação política, mas a continuidade de uma trajetória que segue sendo construída, todos os dias, por cada cidadão guamareense\", destacou o prefeito Hélio Willamy em suas palavras. </P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A presença ativa das escolas na programação reafirmou o papel da educação como base estruturante de uma sociedade que conhece sua história, valoriza suas conquistas e se prepara com responsabilidade para os desafios do futuro. O evento também teve um momento dedicado a biografia dos homenageados, entregas de comendas, benção religiosa pelo pastor e o tradicional corte simbólico do bolo com os parabéns de aniversário.</P></FONT>","Categoria":"#Educação           ","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=549","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/549/Capa549.jpg"},{"Id":547,"Titulo":"Projeto Revitalizando Raízes realiza plantio de mudas de mangue em Guamaré","Data":"2026-04-29","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>O Projeto Revitalizando Raízes realizou uma importante ação de plantio de mudas de mangue, reafirmando o compromisso com a preservação ambiental, a recuperação dos ecossistemas e o cuidado com as riquezas naturais no município de Guamaré. </P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A iniciativa conta com a parceria da Save Brasil, Secretaria Municipal de Obras, MB Limpeza Urbana, APAG e da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, por meio da participação dos alunos do professor de Biologia Yuri, fortalecendo a união entre instituições, educação e comunidade em prol de um futuro mais sustentável.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A ação é mais do que um projeto ambiental e reflete a responsabilidade, conscientização e compromisso coletivo com a proteção da natureza. Cada muda plantada simboliza esperança, cuidado e a certeza de que preservar hoje é garantir vida para as próximas gerações.</P></FONT>","Categoria":"#MeioAmbiente       ","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=547","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/547/Capa547.jpg"},{"Id":543,"Titulo":"Guamaré capacita profissionais para melhorar a saúde da população","Data":"2026-04-24","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>O município de Guamaré dá mais um passo estratégico na transformação da saúde pública. Em um movimento que reforça o compromisso com o cuidado humanizado e eficiente, o município promoveu uma capacitação voltada à elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS) uma das ferramentas mais importantes para garantir atendimento individualizado no Sistema Único de Saúde (SUS).</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A iniciativa, alinhada às diretrizes mais recentes do Ministério da Saúde, qualifica médicos e enfermeiros para uma atuação centrada no paciente, considerando não apenas a doença, mas a história, o contexto e as necessidades de cada pessoa.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Mais do que um protocolo técnico, o PTS representa uma mudança de olhar: sai o modelo padronizado e entra um cuidado construído junto com o usuário. Um avanço que fortalece a resolutividade do atendimento e aproxima ainda mais os profissionais da realidade da população.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A capacitação foi realizada no início de abril, no Complexo da Assistência Social, em Vila Maria, com condução de profissional médica por meio do programa Help SUS, sob responsabilidade de Mazzuki Evisck. A atividade teve foco especial na avaliação dos pés de pessoas com diabetes </FONT><FONT =1 face=Calibri><FONT =1 face=Calibri>—</FONT></FONT><FONT =1> uma ação essencial para prevenção de complicações e melhoria da qualidade de vida dos pacientes.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Na sequência, as equipes das Unidades Básicas de Saúde VI e VIII participaram de uma reunião estratégica para alinhar práticas assistenciais e avançar nos indicadores de financiamento vinculados às boas práticas do programa Brasil 360.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>\"A ação reforça um princípio claro da gestão municipal: cuidar de pessoas exige mais do que estrutura </FONT><FONT =1 face=Calibri><FONT =1 face=Calibri>—</FONT></FONT><FONT =1> exige preparo, sensibilidade e compromisso</FONT><FONT =1 face=Calibri><FONT =1 face=Calibri>\"</FONT></FONT><FONT =1>, destacou o Secretário de Saúde, Fabrício Morais.</P></FONT>","Categoria":"#Saúde              ","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=543","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/543/Capa543.jpg"},{"Id":544,"Titulo":"Município fortalece serviços públicos com posse de 21 novos concursados.","Data":"2026-04-23","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Prefeitura Municipal de Guamaré realizou, nesta semana, a solenidade de posse de 21 novos servidores públicos concursados, que passam a integrar o quadro efetivo da administração municipal. Os profissionais foram destinados a duas áreas essenciais para a população: Saúde e Educação. </P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a melhoria contínua dos serviços públicos, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo mais qualidade no cuidado com os cidadãos.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Foram empossados na ocasião, médicos especialistas, professores, enfermeiros, técnicos de saúde bucal e de enfermagem, além de assistente social. </P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A posse dos novos concursados representa não apenas a realização de um objetivo pessoal para os aprovados, mas também um avanço significativo na estrutura administrativa do município.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Participaram da solenidade, os vereadores Eudes Miranda e Carlos Câmara, além de secretários e adjuntos de pastas do governo municipal.</P></FONT>","Categoria":"#Saúde-Educação","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=544","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/544/Capa544.jpg"},{"Id":545,"Titulo":"Guamaré segue firme no Mapa do Turismo Brasileiro","Data":"2026-04-09","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Prefeitura de Guamaré por meio da Secretaria Municipal de Turismo anunciou esta semana que o município renovou sua presença no Mapa do Turismo Brasileiro. \"A nova certificação, com validade garantida até 09/04/2027, confirma que nosso município segue cumprindo rigorosamente todos os critérios de gestão, planejamento e profissionalismo exigidos pelo Ministério do Turismo\", destacou o prefeito Hélio Willamy.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Para a Secretária de Turismo, Andreza Varela: \"essa conquista é fruto de um trabalho técnico contínuo e estratégico. Estar no Mapa é o que nos mantém habilitados para a captação de recursos federais, parcerias para obras de infraestrutura e inclusão em políticas públicas que impulsionam o setor em todo o país\", declarou.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A certificação é resultado direto do empenho da Secretaria Municipal de Turismo, do apoio da Gestão Municipal e da atuação fundamental do COMTUR</P>\r\n<P>(Conselho Municipal de Turismo). \"Juntos, garantimos que Guamaré ocupe seu lugar de destaque no cenário nacional, com foco no desenvolvimento e na organização do nosso destino\", concluiu Andreza Varela.</P></FONT>","Categoria":"#Turismo            ","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=545","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/545/Capa545.jpg"},{"Id":546,"Titulo":"Paixão de Cristo reúne multidão no Vila Maria e celebra 26 anos de tradição e fé","Data":"2026-04-06","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A noite da última sexta-feira (3) marcou a abertura do espetáculo Paixão de Cristo em Guamaré com uma apresentação que lotou o Espaço de Eventos do Conjunto Vila Maria. O público compareceu em força para acompanhar mais uma edição do evento que se consolidou como uma das maiores expressões de fé e cultura popular do município e que, em 2025, completa 26 anos de existência.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O espetáculo é uma realização da Associação Cultural Viremexe, com apoio da Prefeitura de Guamaré por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e reúne mais de 140 artistas locais no elenco: crianças, adolescentes, idosos e moradores de diferentes comunidades do município, que transformam a história da Paixão de Cristo em uma montagem de grande impacto cênico e emocional.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Estiveram presentes à apresentação o prefeito Hélio Willamy, a vice-prefeita Clécia, o vereador Gustavo Santiago e a vereadora Eliane de Edinho, que se juntaram ao numeroso público para prestigiar os artistas guamareenses em cena.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A segunda e última apresentação desta edição aconteceu na noite do sábado (4), no Largo do Estádio Pajezão, no distrito de Baixa do Meio. As duas apresentações foram abertas ao público.</P></FONT>","Categoria":"#PaixãodeCristo","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=546","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/546/Capa546.jpg"},{"Id":542,"Titulo":"Guamaré conquista Selo FNAS e reforça compromisso com a assistência social.","Data":"2026-04-01","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>O município de Guamaré foi certificado com o Selo do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), um importante reconhecimento nacional que atesta a qualidade da gestão, a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos destinados à política de assistência social.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Larissa Mayara, a certificação evidencia o compromisso da gestão municipal com a responsabilidade fiscal e, sobretudo, com o cuidado às pessoas que mais precisam. \"Esse resultado reflete o trabalho desenvolvido por meio do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), instrumento responsável por gerir e executar os recursos destinados aos programas, serviços e ações socioassistenciais no município\", comemorou Larissa.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Para o prefeito Hélio Willamy, a conquista representa o reconhecimento de uma gestão comprometida com resultados e com o bem-estar da população.</P>\r\n<P>\"Esse selo mostra que estamos no caminho certo, trabalhando com seriedade, transparência e responsabilidade. Nosso foco é garantir que cada recurso seja bem aplicado e chegue a quem realmente precisa\", destacou.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>É por meio do FMAS que se garante o financiamento das atividades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assegurando que os recursos cheguem de forma eficiente à população, fortalecendo a rede de proteção social em Guamaré.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A certificação do FNAS reforça o compromisso da Prefeitura de Guamaré, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em promover políticas públicas que garantam direitos, ampliem o acesso aos serviços e fortaleçam a cidadania.</P></FONT>","Categoria":"#FNAS","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=542","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/542/Capa542.jpg"},{"Id":541,"Titulo":"Guamaré em Imersão Técnica no Guamaré em Imersão Técnica no 6° Encontro das IGRs","Data":"2026-03-27","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>Nesta quinta-feira (26/03), a Secretária de Turismo de Guamaré, Andrezza Varela, participou de uma extensa jornada de qualificação e articulação no 6º Encontro das IGRs do RN, em Natal. O evento, realizado pela Secretaria de Turismo do RN (SETUR) sob a liderança da secretária Marina Marinho, reuniu as principais vozes do setor para debater o futuro do turismo potiguar.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A programação foi marcada por pautas diversificadas e de alto impacto, como a mesa sobre o protagonismo feminino na gestão turística, e as diretrizes do Ministério do Turismo para o acesso a políticas públicas. Temas como a visibilidade das regiões, os desafios da internacionalização com o presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, e a força econômica das IGRs também estiveram no centro dos debates.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>\"Foi um dia de trocas intensas e aprendizado técnico ao lado de grandes lideranças. Saímos daqui com novas estratégias para potencializar Guamaré, unindo a força da nossa governança regional com as oportunidades que o cenário federal e estadual oferecem\", destacou Andrezza.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A presença de Guamaré em eventos deste porte reafirma o compromisso da gestão em profissionalizar cada vez mais o destino, garantindo que o município ocupe seu lugar de destaque no mapa do turismo nacional.</P></FONT>","Categoria":"#Turismo            ","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=541","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/541/Capa541.jpg"},{"Id":540,"Titulo":"Nova Escola Benvinda Nunes Teixeira terá investimento de R$ 8,7 milhões","Data":"2026-03-27","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>A Prefeitura de Guamaré realizou, na manhã desta sexta-feira, 27, a cerimônia para assinatura da ordem de serviço para a construção da nova Escola Benvinda Nunes Teixeira, em solenidade que reuniu o prefeito Hélio Willamy, entre outras autoridades, educadores, alunos e membros da comunidade.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A obra, orçada em R$ 8.772.000,00, tem execução prevista entre abril de 2026 e abril de 2027 e integra o conjunto de investimentos estruturantes da gestão municipal voltados à ampliação e modernização da rede de ensino.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O evento foi prestigiado pela comunidade escolar e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Câmara Municipal, Eudes Miranda, os vereadores Genilson Gomes, Gustavo Santiago, Carlos Câmara, Dedezinho e Eliane Guedes, além da vice-prefeita Marciclecia de João Pedro, reforçando a união entre os poderes e o compromisso coletivo com o avanço da educação no município.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O projeto prevê uma estrutura completa, com capacidade para atender até 910 alunos em dois turnos ou 455 em tempo integra, distribuídos em 13 salas de aula, além de biblioteca, espaços pedagógicos, quadra poliesportiva, refeitório e áreas de convivência. A unidade também contará com acessibilidade total e soluções sustentáveis, priorizando conforto e eficiência.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>De acordo com o secretário municipal de Educação, Renato Dantas, a nova escola representa um avanço significativo para o município.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>\"Estamos garantindo uma estrutura moderna e inclusiva, que fortalece o processo de ensino e aprendizagem e amplia as oportunidades para nossos estudantes\", afirmou.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O prefeito Hélio Willamy ao assinar a ordem de serviço, destacou que o investimento reafirma o compromisso da gestão com o futuro da cidade.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>\"A educação é prioridade na nossa gestão. Esta obra representa mais qualidade, mais oportunidades e um futuro melhor para as novas gerações de Guamaré\", declarou.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Ao final da solenidade, o evento contou com um momento simbólico de união e pertencimento: os participantes deram as mãos, formando um grande círculo no espaço onde será construída a nova escola no conjunto Vila Maria. Ao som da Banda de Música, com a execução do Hino de Guamaré, o gesto representou a força da coletividade, a esperança e o compromisso conjunto com o futuro da educação no município.</P></FONT>","Categoria":"#Educação           ","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=540","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/540/Capa540.jpg"},{"Id":539,"Titulo":"Avanços na educação de Guamaré: Escola Benvinda Nunes Teixeira vai receber estrutura modelo na região","Data":"2026-03-26","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>Uma nova história começa a ser escrita na educação de Guamaré. Nas primeiras horas da manhã destas sexta-feira, 27 de março, o prefeito Hélio Miranda assina a Ordem de Serviço para a construção do novo Centro de Educação</P>\r\n<P>Benvinda Nunes Teixeira.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O projeto representa um importante investimento na infraestrutura educacional do município. A nova unidade contará com 13 salas de aula climatizadas, amplo refeitório, biblioteca, quadra coberta, vestiários, banheiros adaptados e espaços multiuso, distribuídos em uma área construída de 1.887 m?.</P>\r\n<P>A proposta é oferecer um ambiente mais moderno, acessivel e preparado para atender às necessidades de alunos e professores, fortalecendo a qualidade do ensino na rede municipal.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A solenidade marca mais um passo no compromisso da gestão com a educação, garantindo melhores condições de aprendizado e valorizando toda a comunidade escolar.</P>\r\n<P>A população está convidada a participar desse momento e celebrar mais essa conquista para Guamaré.</P></FONT>","Categoria":"#Avanços","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=539","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/539/Capa539.jpg"},{"Id":538,"Titulo":"Segurança pública como pauta prioritária em Guamaré.","Data":"2026-03-19","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>O município de Guamaré capitaneou uma importante reunião de alinhamento para fortalecer a segurança pública na nossa região, reunindo representantes da</P>\r\n<P>Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança Pública de Guamaré, Guarda Municipal e os dirigentes da empresa Brava Energia.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Segundo informações do Secretário Municipal de Segurança, Francinilson Cabral, o encontro teve como objetivo integrar ainda mais as instituições, alinhar estratégias operacionais e ampliar as ações conjuntas para preservar a ordem pública e garantir a segurança de todos os cidadãos.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>\"A parceria entre o setor público e a iniciativa privada é essencial para respostas mais rápidas, eficientes e coordenadas diante das demandas de segurança no município\", destacou o secretário.</P></FONT>","Categoria":"#Segurança          ","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=538","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/538/Capa538.jpg"},{"Id":537,"Titulo":"Guamaré como referência regional: entrega de cadeiras de banho marca avanço na inclusão na 3ª Região de Saúde do RN.","Data":"2026-03-18","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>Uma iniciativa que transforma realidades e reforça o compromisso com a inclusão marcou esta terça-feira (18) na 3ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte. Pacientes do município de João Câmara foram contemplados com a entrega de cadeiras de banho de alta qualidade - equipamentos fundamentais para garantir mais dignidade, segurança e autonomia no dia a dia de pessoas com deficiência.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A ação é resultado de uma parceria estratégica entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e do Centro Especializado em Reabilitação (CERAE), com o município de Guamaré, que se consolida como referência regional na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD).</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Acesso mais rápido e cuidado mais humano</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A descentralização da entrega dos equipamentos representa um avanço importante na política de saúde pública. Ao levar os recursos diretamente às regiões, a iniciativa garante mais agilidade no atendimento e amplia o acesso da população aos dispositivos assistivos, reduzindo barreiras e promovendo equidade.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>De acordo com o secretário de Saúde de Guamaré, Fabrício Morais, a ação vai além da entrega de equipamentos: \"Estamos falando de inclusão na prática. Cada cadeira entregue representa mais autonomia, mais conforto e mais qualidade de vida para quem precisa. Esse trabalho integrado mostra que é possível construir uma rede de cuidado mais eficiente, acessível e humana.\"</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Guamaré: referência regional</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Mais do que um momento simbólico, a entrega reforça o papel estratégico de Guamaré como polo regional de assistência, consolidando a integração entre Estado e municípios na construção de uma rede de saúde mais resolutiva.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>A iniciativa evidencia que políticas públicas bem estruturadas, quando executadas com planejamento e cooperação, têm impacto direto na vida das pessoas - especialmente daquelas que mais precisam.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Inclusão que se traduz em qualidade de vida</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>O fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência na 3ª Região de Saúde representa um passo significativo rumo a uma sociedade mais justa e acessível.</P>\r\n<P> </P>\r\n<P>Mais do que equipamentos, a ação entrega dignidade. E reforça uma mensagem clara: garantir inclusão não é apenas um compromisso - é uma responsabilidade coletiva que transforma vidas.</P></FONT>","Categoria":"#3ªRegiãodeSaúde","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=537","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/537/Capa537.jpg"},{"Id":536,"Titulo":"Mutirão revela realidade alarmante em Guamaré: lixo irregular expõe desafio ambiental e convoca população à ação.","Data":"2026-03-18","Resumo":"<FONT =1>\r\n<P>Ação de limpeza encontra até geladeira descartada e reforça urgência da conscientização ambiental</P>\r\n<P>No último dia 17 de março, um novo mutirão de limpeza realizado em Guamaré trouxe à tona uma realidade que ainda preocupa: o descarte irregular de resíduos continua impactando diretamente o meio ambiente e a qualidade de vida da população.</P>\r\n<P>Durante a ação, equipes recolheram uma grande quantidade de lixo espalhado em áreas naturais, incluindo plásticos, garrafas PET, isopor e até uma geladeira velha - um retrato claro do impacto causado pelo descarte inadequado.</P>\r\n<P>A iniciativa, que vai além da limpeza, busca despertar a consciência coletiva sobre a responsabilidade de cada cidadão na preservação dos espaços públicos e naturais.</P>\r\n<P>Pequenas atitudes, grandes impactos</P>\r\n<P>O cenário encontrado reforça um ponto essencial: atitudes simples no dia a dia fazem diferença significativa. Separar o lixo, evitar descartes irregulares e valorizar a reciclagem são práticas que ajudam a reduzir a poluição, proteger a fauna e a flora e garantir um ambiente mais saudável.</P>\r\n<P>Para a secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Mohana Arnaud, o engajamento da população é decisivo para mudar essa realidade:</P>\r\n<P>\"Quando a população entende que o cuidado com o meio ambiente começa nas pequenas atitudes, conseguimos transformar a cidade. Cada ação conta, e o mutirão mostra que ainda temos desafios, mas também reforça que estamos no caminho certo, com a participação de todos.\"</P>\r\n<P>Compromisso que vai além de uma data</P>\r\n<P>A mobilização ganha ainda mais força neste período em que são celebrados o Dia Mundial da Água e o Dia Internacional do Lixo Zero - datas que reforçam a importância da preservação ambiental e do uso consciente dos recursos naturais.</P>\r\n<P>Mais do que ações pontuais, o município tem investido em campanhas contínuas de conscientização, como o projeto \"Do Meu Lixo Cuido Eu\", que incentiva práticas sustentáveis no cotidiano da população.</P>\r\n<P>A proposta é clara: transformar hábitos para construir uma cidade mais limpa, sustentável e preparada para o futuro.</P>\r\n<P>Responsabilidade coletiva</P>\r\n<P>A ação foi promovida pela Prefeitura de Guamaré, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, em parceria com a Secretaria de Pesca, o projeto Vale Sustentável, Save Brasil e MB.</P>\r\n<P>O recado deixado pelo mutirão é direto: cuidar de Guamaré é uma tarefa de todos. E a mudança começa com cada cidadão.</P>\r\n<P>Porque, no fim, o futuro do meio ambiente depende das escolhas feitas hoje.</P></FONT>","Categoria":"#MeioAmbiente       ","CapaURL":"","Url":"https://www.guamare.rn.gov.br/informa.php?id=536","Capa":"https://www.guamare.rn.gov.br/fotos/536/Capa536.jpg"}]